HOME SOBRE CONTATO ANUNCIE


[Resenha] Extraordinário- R. J. Palacio

ExtraordinárioTítulo: Extraordinário 
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Classificação: 5/5 

Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha:  “Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário?”


O que falar de um livro extremamente doce e lindo? “Extraordinário” superou todas as minhas expectativas com uma narrativa simples e leve e um personagem mais que especial que já está guardado no meu coração.


August tem 10 anos, é inteligente, engraçado, esperto e bondoso, mas ninguém consegue olhá-lo, pela primeira vez, de uma forma normal. Na verdade, o susto ao ver o menino era quase que inevitável. Isso porque ele nasceu com uma síndrome genética rara o que lhe causou uma severa deformação na face. Mas é impossível falar que ele é deformado. O que a palavra “deformado” remete a vocês? Para mim, deformado se refere a algo, ou alguém, com algum problema, defeito, anomalia, enfim, algo negativo. No entanto, Auggie é uma criança tão pura que seu ser transborda e irradia de forma que a aparência não tem nenhuma importância.

Ele é extremamente amado pelos pais e pela irmã mais velha e sua vida segue bem tranquila desde sua última cirurgia, mas tudo muda quando sua mãe decide que já estava na hora dele ir à escola. Agora, imaginem como foi difícil essa experiência. Ele tinha 10 anos e esta era a primeira vez na vida que ele ia a uma escola. Alunos novos costumam chamar atenção e ser assunto por um tempo, mas com Auggie isso iria durar mais tempo do que o normal. Ele não conseguia andar de cabeça erguida para evitar que olhassem para ele. Ele usava o cabelo comprido para evitar olhar as reações das pessoas que cochichavam e riam por suas costas. Como aguentar isso?

 “O legal de crianças pequenas é que elas não dizem coisas para tentar magoar você e, mesmo que às vezes façam isso, não sabem o que estão falando. Quando elas crescem, por outro lado... sabem muito bem o que estão dizendo. E isso, definitivamente, não é divertido para mim.”

De forma a ajudar o menino a se enturmar, o diretor da escola, Sr. Buzanfa, escolhe três alunos de bom “currículo” para fazer companhia ao Auggie e incluí-lo nas atividades. O garoto simpático, a menina exemplar e o menino descolado deveriam fazer o papel de amigos dele, mas será que é isso que acontece?

“A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força... Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração.”

É indiscutível que a escola traz grandes ensinamentos para o menino que já era bem esperto e com isso Auggie aprende muitas coisas que sua mãe em casa nunca poderia lhe proporcionar. Logo de início toda essa explosão de conhecimento e novidades o encanta, mas o preço a pagar é bem alto. O preconceito que ele sofre nos deixa com o coração na mão e é nesse momento que percebemos como a aparência é importante no mundo, como nos deixamos levar pelo exterior e esquecemos facilmente de olhar o verdadeiro eu de cada um.

É claro que Auggie encontra pessoas bacanas nesse caminho, mas não quero falar muito da história para não tirar o encanto daqueles que ainda não leram. No entanto, o que quero ressaltar é a coragem, bondade e gentileza de August. A cada mínima atitude ele nos passa um grande ensinamento e uma pergunta permeou minha mente durante toda a leitura: o que eu faria se visse um August na rua? É muito fácil sentir piedade, mas será que eu conseguiria tratá-lo com o carinho que ele merece? Fiquemos atentos aos sentimentos alheios. Qualquer atitude, olhar ou palavra, mesmo que dita sem pensar, pode magoar muito. É preciso ser gentil acima de tudo e, esse é o tema principal do livro: a gentileza com o próximo.

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”


E, para engrandecer ainda mais a obra temos os preceitos do Sr. Browne, o professor de inglês da escola. A cada início de mês ele dizia um preceito e a turma deveria desenvolver uma redação sobre e foram esses preceitos que deram origem ao livro 365 dias Extraordinários.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo”

O livro é dividido em partes que são narradas por August e também por outros personagens e esta foi mais uma ótima ideia que a autora teve na criação do livro. Essa mescla de narrador deixou a leitura mais dinâmica, além de dar mais profundidade sentimental, uma vez que vemos toda a situação sobre diferentes pontos de vistas: seja pela irmã que tenta ser o melhor para August, seja pelo colega de classe que sente vergonha dele, ou pelo próprio Auggie que se vê apenas como mais uma criança no mundo.

“Eu vi August depois das cirurgias: seu rostinho inchado e enfaixado, seu corpinho cheio de cateteres e tubos para mantê-lo vivo. Depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça da escola. Aprendi isso aos seis anos. Ninguém nunca me disse. Eu simplesmente soube.”

É impossível transmitir o quanto este livro me tocou. Terminei a leitura igual uma boba chorona, não por tristeza, mas de orgulho deste menino tão lindo e gentil. Me sentia leve, feliz e com um sentimento bom no coração e espero um dia ver o mundo com os olhos do Auggie. Simplesmente, leiam!! :)

“Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíram para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.” 

Outros livros da autora sobre "Extraordinário"!

365 Dias Extraordinários Auggie & Eu

O Projeto...


A leitura de “Extraordinário” fez parte do “Projeto Leitura Coletiva”. E esse mês o tema escolhido foi ler um livro no gênero YA ou NA. Confira os blogs participantes!!



Gostaram da dica? Já leram este livro? Deixe um recadinho :)





39 comentários:

  1. BAh,

    não pude ler meu livrinho da leitura coletiva, mais já li extraordinário e como o titulo já diz o livro é extraordinário!!

    Abraços
    Arthur-literandototal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arthur!
      Sem problemas rs. Este livro é lindo demais, né?
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Bá, tudo bem?
    Adorei sua resenha, apesar de eu não ter curtido tanto o livro :P
    Concordo com todos os pontos que você citou, mas acho que a escrita não me agradou sabe? Ou foi o momento errado, não sei. Tipo quando li, ficava imaginando um desenho animado, não conseguia imaginar pessoas reais. E isso acabou atrapalhando minha experiência.
    Mas com toda a certeza, o livro trás belas mensagens, mas prefiro outras narrativas :)
    Beijooos
    PS: HQ= história em quadrinhos. Mas geralmente eu divido em gibi, mangá,.... e só chamo mesmo de HQ essas tipo de super heróis e tal, tipo revista sabe ?
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih!!
      Poxa, que pena que a leitura não tenha te agradado. Tenho vontade de indicar para todo mundo :D
      Ps. Obrigada pelo esclarecimento ^^
      Beijos

      Excluir
  3. Extraordinário é um livro incrível. Foi um dos primeiros livros que me fez querer ler mais e mais. É simplesmente apaixonante e eu leio ele pelo menos uma vez por ano.
    Foi uma leitura alucinante, afinal, eu nunca tinha chorado com um livro. E esse eu precisei abraçar e pensar? MEU DEUS, COMO AS PESSOAS SÃO CRUÉIS, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS ('ANJOS')!.
    http://letrasfloresecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruan!
      É quase que inevitável não chorar com o final emocionante *---*
      E sobre as crianças, acho difícil falar. Elas ainda não têm, completamente, uma ideia formada o certo e o errado então acho complicado julgá-las...
      Beijos

      Excluir
  4. Oiie, eu li O Extraordinário vai fazer um ano mais ou menos, que livo maravilhoso, Auggie é um amor de menino, fiquei completamente encantado por ele e a história desse livro é uma das melhores que já li.
    O post ficou perfeito, parabéns <3

    Beijos!
    http://meumundoraay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray!
      Muito obrigada!! Tive muito cuidado ao escrever e passar tudo o que senti com esse livro maravilhoso!
      Beijos

      Excluir
  5. Esse livro é um amor amor amor! *-*
    Tbm o li recentemente e me apaixonei pelo Auggie, que é literalemnte extraordinário!
    Tbm achei uma ótima sacada da autora ter colocado vários pontos de vista no livro, a história só ficou mais interessante... Ah, os preceitos <3
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Esse livro é perfeito. Não vi nenhum ponto negativo ou algo que deveria ser alterado! Muito amor ^^
      Beijos

      Excluir
  6. Esse livro é um amor amor amor! *-*
    Tbm o li recentemente e me apaixonei pelo Auggie, que é literalemnte extraordinário!
    Tbm achei uma ótima sacada da autora ter colocado vários pontos de vista no livro, a história só ficou mais interessante... Ah, os preceitos <3
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,olá.
    Acho este livro maravilhoso e por mim todos os habitantes desse planete deveria ler ele.
    Tem uma linguagem tão simples mas passa uma mensagem tão linda e importante!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca!
      Concordo com você, todos deveriam ler esse livro. Não vou cansar de indicá-lo!!!
      Beijos

      Excluir
  8. SABIA QUE VOCÊ IA AMAR <3 Bom, eu falei, né? Hahaha. Não tenho nada a acrescentar que você não tenha dito. A resenha ficou incrível amiga, transmitiu o que eu senti e ainda mais. Também não sabia o que faria se encontrasse um "Auggie" na rua, mas depois de ler Extraordinário, certamente sei o que não faria.
    Já viu que saiu faz pouco tempo um livro de contos de Extraordinário? Estou louca para ler!
    Beijão,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!!
      Pois é, você acertou :)
      Obrigada amiga, fiquei com medo de não conseguir transmitir o quanto o livro me agradou, mas acho que consegui rsrs.
      Vi sim, coloquei a foto no final da resenha ;)
      Beijos

      Excluir
  9. Baaaaaaaah! Também terminei essa leitura aos prantos! Foi um dos primeiros livros que me fez chorar de felicidade, emoção, e não tristeza. A leitura é um amor só, vale muito a pena. beijos s2
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!
      É verdade, agora que você falou percebo que esse foi um dos primeiros (se não foi o primeiro) livro que me fez chorar de felicidade!! Muito amor ^^
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Bah, ain,sua resenha está linda, sério!
    Infelizmente a leitura desse livro não me prendeu, mas fiquei com uma vontade enorme de retomar a leitura! Poxa, é uma mensagem linda essa que a autora passa de ensinar a sermos mais gentil com o próximo. Também me fiz a mesma pergunta: Séra que se eu visse uma pessoa assim, minha reação seria a mesma que eu tenho com as outras pessoas? Eu amo livros que me ensina. Amei de verdade a sua resenha,
    Um abraço, Débora.

    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Muito obrigada querida!! Fico feliz que você tenha ficado com vontade de retomar a leitura!!
      Esse livro mexeu muito comigo e indico a todos!! :)
      Beijos

      Excluir
  11. Bah, quero tanto ler este livro, mas sempre achei que ficaria triste durante a leitura, sabe?
    Ver uma criança sofrer e passar por crueldades é de partir o coração, então sempre fiquei com um pé atrás, mas aí vem você e diz que terminou a leitura sentindo-se leve e feliz, já me animei um pouco!
    Amei a resenha!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Leia, leia, leia. Por favor :D
      Eu também achava que ficaria triste com esse livro, mas ele me surpreendeu com tantas belas mensagens. Acho que você vai adorar ;)
      Beijos

      Excluir
  12. Oi, Bárbara! Tudo bem? Tem como não amar Extraordinário? Não, não tem! Esse livro é demais e eu o amo muito! :) Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony, tudo bem!
      É verdade, não tem como não amar "Extraordinário"!! Livro lindo ^^
      Beijos

      Excluir
  13. Ahh, esse livro *suspiro*. Como não amar? Eu lembro que quando eu comprei Extraordinário, eu não dava nada por ele. Fui ler sem a menor expectativa. Resultado? Levei um tapa na cara por essa história tão linda e com uma lição tão incrível. Acho que todas as pessoas deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida e que ele deveria ser adotado por escolas como paradidático.

    Beijos,
    Ana.
    http://nasuaestanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Eu também iniciei a leitura com pouca expectativa. Não sei por que, mas apesar dos elogios que eu lia não tinha vontade de ler esse livro. Acho que eu esperava uma leitura triste e cheia de drama. Como me enganei! Esse livro está caminhando para ser minha melhor leitura de 2016!!
      Beijos

      Excluir
  14. Olá Bah!
    Extraordinário está há tempos na minha wishlist, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Espero que seja logo, pois pelo visto vale muito a pena ler. Trás grandes lições e aprendizados aos leitores. Amei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath!
      Obrigada, espero que você leia logo!! É maravilhoso :)
      Beijos

      Excluir
  15. Oi, Bah!
    Impossível ler Extraordinário e não se sentir tocado pela história, né?!
    É uma verdadeira lição de vida. Já tenho o livro 365 dias extraordinários e adoroo os preceitos.
    A resenha ficou ótima!

    P.S: Adorei o novo visual do blog ^^
    Beijos

    http://www.construindoestante.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Obrigada!! Não vejo a hora de comprar o "365 dias extraordinários", deve ser muito bom ler um preceito por dia :D
      Beijos

      Excluir
  16. Oi! Tudo bem contigo?

    Cara, eu realmente preciso comprar esse livro em janeiro! Sua resenha está perfeita e conseguiu me tocar ainda mais para realizar a leitura o quanto antes. Os quotes que separou já me deixaram com o coração mais lento... sinto que vou desidratar quando conhecer o protagonista!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni, tudo bem!
      Muito obrigada, fico feliz que você tenha gostado. Espero que a leitura te surpreenda!!
      Beijos

      Excluir
  17. Ahhh Extraordinário *---* cara esse livro é sem palavras, coisa linda, surpresa adorável! Ele nos transforma com toda a certeza. Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Bjs

    www.euvoceeoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada!! É muito bacana ver que todos vocês, assim como eu, se apaixonaram por este livro ^^
      Beijos

      Excluir
  18. Oi Bah!
    Fico muito feliz de saber que gostou tanto de Extraordinário!
    É um livro incrível! Não a outra palavra se não o próprio título para descreve-lo.
    Esse é aquele tipo de livro que todos os habitantes do universo deveriam ler!!! Estou com Auggie & Eu pra ler, e espero faze-lo logo.
    Parabéns pela resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari!
      Sério? Sortuda você!! Depois me conta o que achou :D
      Beijos

      Excluir
  19. Oi Bah! Extraordinário é um livro simplesmente... Extraordinário mesmo. Não tem um adjetivo apropriado para descrevê-lo o suficiente. Li no ano passado e desde então eu carrego os ensinamentos que esse livro me deu. Não tem como não olhar para si mesma e ver aonde estivemos errando e consertar enquanto ainda dá tempo. Eu acho a R.J. Palácio uma pessoa INCRÍVEL por causa desse livro e do que está ensinando crianças mais novas. Adoro os projetos que ela tem (não sei se você chegou a ver), escolhendo sempre ser gentil com o próximo. Eu estou louca pelos outros livros dela, o 365 dias e o Auggie & Eu. É um livro que considero muito e que eu sei que me fez um ser humano melhor, sem a menor sombra de dúvidas. E eu também chorei no final, mas de orgulho mesmo. Marquei tantos quotes ao longo do livro que não tenho certeza de qual seria meu favorito. Mas o de ser aplaudido de pé está no meu top #3, com certeza.
    Fico feliz que você também tenha gostado tanto! A resenha ficou muito tocante, também, fiquei lacrimejando só de lembrar de quando li o livro, hahahaha. Beijos!

    the blue blog | hels

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hels!
      O título faz jus ao nome mesmo!! E, como não e emocionar com aquele final?? *----*
      Obrigada querida!
      Beijos

      Excluir
  20. Eu amo esse livro, um dos mais incríveis que já li na vida.
    O Auggie é tão fofo, é impossível não se encantar por ele.
    Já faz um tempo que li Extraordinário, mas agora vendo a tua resenha, fiquei com vontade de ler de novo <3

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellem!
      Ele é muito fofo mesmo e logo no início do livro me encantei por ele ^^
      Beijos querida

      Excluir

© Versos e Notas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.